terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mais do Mesmo: O Cinema Brasileiro Atual

O Cinema brasileiro evoluiu muito na última década, em termos técnicos, com o aumento das produções de grandes orçamentos e o melhor desenvolvimento da tecnologia. Infelizmente, porém, os grandes filmes brasileiros deste período sempre focavam-se nos mesmos temas explorados anteriormente por produções mais clássicas e até mesmo independentes, que traziam histórias até então inovadoras em nosso país.

Assim sendo, é uma pena constatar que, hoje, o Cinema brasileiro investe mais dinheiro em filmes pomposos e sem elegância, com atores famosos que, em sua grande maioria, fazem um trabalho bastante duvidoso. Os grandes talentos brasileiros ainda encontram-se independentes, sempre tentando fazer o melhor trabalho possível com seus recursos limitados. Isto não deixa de ser bom, pois podem sempre extrair as melhores idéias de roteiro para compensar a produção humilde.

Nosso Cinema, para poder figurar entre os melhores, precisa se reinventar, arriscar, ousar mais. Existem diversos gêneros cinematográficos pouco explorados em nosso país e que poderiam ser levados um pouco mais a sério para, assim, poder romper as barreiras que nossa Sétima Arte estabeleceu a si mesma. As grandes produções brasileiras exibidas em outros países falam, em boa parte, sobre pobreza e/ou violência. Creio que, futuramente, não só os cineastas se sentirão desgastados com estes temas, como os expectadores também. Se isto realmente vier a acontecer, nosso Cinema irá morrer lá fora.

Se há algo que aprendi sobre as pessoas que trabalham com o Cinema, é que elas o fazem pelo amor que têm por esta arte, assim como os profissionais de Artes Cênicas. Vejo em novos profissionais da área cinematográfica a dedicação a cada trabalho produzido. A nova geração brasileira de profissionais do Cinema tende a inovar, trazendo e expondo idéias antes pouco ou nunca praticadas em nosso país. Novos conceitos ficcionais, ainda que ligados à realidade, podem ser explorados e novas formas de se fazer Cinema podem ser alcançadas.

Nos dias de Internet, é extremamente fácil aprender sobre as coisas que nos interessam de uma forma teórica. A nova geração está adaptada ao uso desta grande ferramenta de informações para poder estar sempre ampliando seus horizontes e idéias. Já a prática é bem diferente. Há a necessidade de se ir mais fundo para que possamos idealizar e executar nossos próprios projetos. Estamos sempre dispostos a aprender cada vez mais sobre aquilo que amamos para que nosso trabalho seja o melhor possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário