quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

"Obrigado", uma expressão poderosa.

O primeiro post em qualquer lugar é sempre difícil. Nunca se sabe exatamente o que deve ser dito. "Olá!"? "Bem-vindo(a)!"? "Oi, sou o Pedro!"? Baaahh! Isso nunca pertenceu a mim e creio que não será dessa vez. Só posso dizer que este blog não foi criado com um único propósito. A cada postagem, o tema e formato podem variar. Podem ser reflexões, reviews de Música e Cinema, as duas grandes artes na minha opinião, ou simplesmente algo sem nexo algum.

Algo muito recente aconteceu comigo. Não foi nada legal, muito pelo contrário. Será algo que irá mudar minha vida e tudo indica que para melhor. É chegada uma hora em que todos nós precisamos tomar um rumo na vida. Algumas pessoas já nascem com este rumo, o que nunca foi meu caso, pois sempre preferi as coisas da forma mais complicada. Bem, cá estou eu, com meus 23 anos bem vividos... ou nem tanto. Pessoas na minha idade já estão formadas na faculdade e com um trabalho promissor. Acontece que sempre fui muito preguiçoso. Levei tanto tempo para descobrir o que realmente quero, e mesmo assim às vezes dá a impressão de que não tenho 100% de certeza, e me refiro ao quesito profissional. Será que é a crise dos 25 batendo na porta? Afinal, não falta muito para chegar lá. Dizem que ela existe de fato.

Triste, porém verdadeiro: não se pode contar com pessoas que não valorizam tudo o que é feito por elas. Fazer favores e prestar serviços sempre foram um prazer para mim. Contudo, sempre há uma coisa que peço em troca: gratidão. É algo que não custa absolutamente nada e que engrandece a pessoa que a diz e satisfaz a que a ouve. Acontece que nem sempre a gratidão é verdadeira. Em muitos casos pode ser apenas da boca pra fora, e o ouvinte percebe. O prazer de executar um favor praticamente se torna uma obrigação, já que às vezes não conseguimos negar nada e, caso consigamos, o pedinte pode se sentir ofendido e negligenciado. O problema é que tudo é trazido à tona algum dia, quando atinge o limite da tolerância, talvez de uma forma até raivosa, desvairada. E ai de quem estiver por perto, pois acaba sobrando pra todo mundo. Laços infelizmente se quebram, mas personalidades se tornam cada vez mais fortes. É assim que as coisas funcionam. Cada capítulo na vida me ensina e me fortalece. O triste é saber que esse tipo de gente existe e faz parte da família de qualquer ser humano, algumas vezes até dividindo o mesmo teto que nós.

Gravar um CD, arrumar a internet, consertar um computador, fazer uma compra, fazer uma mudança, emprestar meu som para que possam ouvir músicas medíocres, organizar festa-surpresa de aniversário... Não importa se o favor é pequeno ou grande. O que importa de fato é fazê-lo de coração. Mesmo assim, há sempre um excelente recado para os mal-agradecidos:

Se quer um serviço bem feito, faça você mesmo!

Ou simplesmente... Do It Yourself!

Até o próximo surto de paciência.

3 comentários:

  1. Me identifiquei com muita coisa neste post, espero que as coisas realmente venham a dar certo pra todos nós tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Uhm... será q eu jah esqci d agradecer por vc existir em minha vida?! ^^

    Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, meu amoooooorrr!!! Por td q jah fez por mim... por existir em mim...

    Amo vc!

    EScrever faz bem... desabafe mais vezes ;)

    =*

    Aninha de Paula

    ResponderExcluir
  3. Meuuuu deus!
    Que paciencia de escrever isso tudo'
    Só vc mesmo Panchoo!
    Adooroo...
    ;)

    ResponderExcluir